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A maior desculpa das pessoas quando querem justificar a alimentação malfeita e nada saudável é a falta de tempo. Porém, não há escapatória, é preciso conseguir este tempo, não só para poder escolher melhor o que se coloca no prato, mas para comer devagar e mastigar bem. Se não agir assim, além de não dar chance de o estômago informar ao cérebro que já está satisfeito, ingerir tudo às pressas contribui para a formação de gases.

 

Mastigação errada resulta em menor absorção. E a pressa leva, inevitavelmente, a escolhas menos saudáveis. É importante não cair na tentação de trocar uma refeição por frutas, por exemplo.

 

Fracionar as refeições, comendo pouco de cinco a seis vezes por dia, é o ideal, assim como não permanecer mais de três horas em jejum.

 

Prato colorido

 

Se optar por um prato colorido, são grandes as chances de acertar. Vitaminas, minerais e boas gorduras, distribuídas em diferentes frutas, verduras, legumes, grãos e sementes, são os nutrientes que seu organismo necessita.

 

Uma dica gostosa é começar a refeição sempre com um caprichado prato de salada. Já na hora de cozinhar, dê preferência aos óleos vegetais, como os de soja, milho, girassol, canola e oliva (se possível, azeite de oliva extravirgem). Não se esqueça de incluir no cardápio as leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico), as verduras cruas e os cereais integrais.

 

Substitua leite e seus derivados integrais (requeijão, iogurte, queijo gorduroso) pelas versões desnatadas. Em vez de queijos amarelos (mussarela, provolone, prato, parmesão), adote os brancos (minas, frescal, ricota, cottage). Se não abre mão dos doces, escolha os que engordam menos. Prefira frutas, em vez de sorvetes e tente comer pelo menos três delas diariamente. As menos calóricas são ameixa, melancia, melão e morango; maçã, pera e uva devem ser comidas com casca.

 

Consuma peixes ricos em ômega 3, como atum fresco, salmão, truta ou arenque grelhados, assados ou cozidos. Evite banha de porco e bacon na preparação e retire a pele do frango antes do cozimento. Opte sempre por sucos naturais e beba água durante o dia todo. Isso é essencial para a hidratação do corpo e ainda colabora para o controle do apetite.

 

 

 

 

Fonte: uol