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A alimentação é uma parte importante do controle do diabetes. Para ajudar no planejamento das refeições veja a seguir algumas dicas simples.

 

O que posso comer quando tenho diabetes?

 

Alimentar-se de forma saudável tendo diabetes significa optar por uma variedade de alimentos em porções adequadas. Há três tipos de nutrientes principais:

 

Os carboidratos fornecem energia e nutrientes vitais e aumentam a glicose sanguínea. Quando os carboidratos são quebrados, eles se tornam açúcar – geralmente a melhor forma de energia para seu corpo. Portanto, carboidratos também aumentarão seus níveis de açúcar sanguíneo. Opte por:

-Grãos inteiros, vegetais e legumes;
-Laticínios de baixa caloria;
-Frutas.
-Proteína cria novas células e tecidos. Opte por:
-Peixe, aves e carne magra;
-Queijo com gordura reduzida;
-Legumes;
-Ovos brancos.
-Gordura contém vitaminas e fornece combustível. Opte por:
-Óleo de oliva, canola ou amendoim;
-Abacate;
-Nozes, sementes, manteiga de nozes.


Como posso tornar minhas refeições mais saudáveis?

 

-Manter a ingestão consistente de carboidratos conforme orientações de seu médico ou nutricionista diariamente;
-Reduzir as calorias, se apropriado, ao reduzir as porções. Tente usar pratos e tigelas menores;
-Incluir uma variedade de vegetais e frutas coloridas;
-Colocar em metade de seu prato vegetais que não sejam ricos em amido, tais como, brócolis, cenouras, ervilhas ou abobrinha italiana em todo almoço e jantar. Adicionar proteína de carne magra, por exemplo, peixe ou frango, aproximadamente o tamanho de uma carta de baralho e uma pequena porção do tamanho de uma mão fechada de carboidratos, tais como, arroz integral para criar um prato balanceado;
-Limitar doces e evitar beber calorias extras de suco, bebidas como refrigerantes ou café com açúcar;
-Consultar um Nutricionista para elaborar um plano de refeição personalizado para você.

 

 

Fonte: American Diabetes Association